A.L.E.R.T.

LANDMANIA CLUBE TRANSPARENTE 189x156

O LandMania, desde a sua constituição, teve sempre preocupações sociais e ambientais, tentando sempre fazer com que a suas actividades tivessem um impacto positivo na sociedade. Assim, organizou vários projectos independentes de ajuda, desde recolha de livros para bibliotecas escolares, até à doação de uma ambulância a uma ilha remota de Cabo Verde.

O Projecto A.L.E.R.T., como forma de harmonizar todos os projectos humanitários do clube, nasceu de uma excelente ideia de dois sócios que o clube “abraçou” com todo o gosto.

************************************************************************************************

Porto, 15 de Novembro de 2009
Assunto: “ Apresentação do Projecto Alert – LCP.”

Exmo. Sr. Presidente do Landmania Clube de Portugal,
Exmos.(as). Srs.(as). Membros da Mesa da Assembleia-geral,
Exmos.(as). Sócios(as) do Landmania Clube de Portugal,

Aquando da assembleia-geral do clube em 2008, foi solicitado pelo Sr. Presidente a envolvência dos sócios do LCP em novas acções e projectos que pudessem conferir contínua vitalidade e dinamismo a este nosso Clube. Na sequência deste desafio, surgiram algumas conversas e trocas de opiniões entre alguns associados do clube que rapidamente convergiram numa vontade de criar um projecto interno do LCP que agora aqui se apresenta e que foi intitulado, salvo melhor opinião, de PROJECTO A.L.E.R.T. Tal sigla traduz simples e objectivamente um sentimento que habita a mente de todos nós, sócios do LCP e amantes de Land Rovers em geral: Andar de Land É Respeitar a Terra!
O projecto que aqui se pretende apresentar à consideração da Direcção, não é mais do que uma tentativa de organizar, impulsionar e dar corpo a dois pontos que claramente estão bem patentes no seio deste nosso LCP: – A solidariedade social e a ecologia. Assim, passamos a explanar o PROJECTO ALERT de forma sintética, descrevendo os seus conceitos e objectivos:

Objectivos: Promover o auxílio social e actividades ambientais a instituições ou regiões carenciadas e desfavorecidas.

Alvos: Instituições de apoio à terceira idade, centros infanto-juvenis, centros de saúde, associações de bombeiros, canis, associações de recolha e recuperação animal/florestal e afins.

Forma: Aquando da realização dos passeios do LCP, e inteiramente ao critério dos responsáveis de cada evento, procede-se à adesão do mesmo ao Projecto ALERT. Em sequência de tal acção, fica a organização encarregue de efectuar um levantamento das instituições locais que possam beneficiar do auxílio/doações no âmbito do projecto, efectuando uma lista de acções e/ou bens pretendidos. No dia do passeio e aquando do início do mesmo e da efectivação da inscrição, cada participante procede à entrega voluntária dos bens solicitados na medida das suas possibilidades.

Responsáveis: Assumem os signatários a responsabilidade de coordenar, orientar e inventariar as acções desenvolvidas no projecto ora exposto, salvaguardando desde já o convite e inclusão voluntária de demais sócios do clube, conforme convites a endereçar futuramente.

Exemplo de aplicação: Ao organizar um passeio na localidade de “Y”, o sócio organizador nº 0000, entende que se encontram reunidas as condições para activar o Alert, pois ali existe uma associação zoófila que se dedica à recolha de animais abandonados e carece urgentemente de ração. Assim, aquando da inscrição no passeio convidam-se os participantes a trazer, por exemplo, 1 Kg de ração e procede-se posteriormente à entrega de tais bens à instituição. Atenção, todo e qualquer movimento ou acção do Alert deverá sempre ser voluntário, ou seja, nunca terá qualquer tipo de obrigatoriedade, quer para os organizadores dos passeios, quer para os participantes dos mesmos, ficando a colaboração ao critério de cada um. Salienta-se ainda o facto de toda e qualquer doação através deste projecto nunca poder, sobre pretexto algum, ser efectuada em valores monetários, correndo o risco de levantar suspeitas e elações menos íntegras e correctas sobre quem apenas pretende ajudar outrem.
Entenda-se que as doações não têm necessariamente de ser traduzidas em géneros ou objectos. Muitas vezes, uma ou duas horas de trabalho voluntário ajudam mais que muitos bens materiais angariados, sejam estas doações efectuadas aquando da realização de um passeio ou mesmo fora de um.

Sendo certo que o primordial objectivo deste projecto será sempre a solidariedade social, aliada à vertente ecológica de uma forma gratuita e desinteressada, importa ainda abordar o projecto numa perspectiva de bem-estar interno do clube. Com efeito, parece-nos que tais acções poderão num futuro, que esperamos que não seja próximo, servir de argumento às esperadas limitações de circulação e restrições que já hoje são imposta em diversos países europeus ao Todo-Terreno-Turístico. Em face dessas limitações, poderá o LCP apresentar os resultados do projecto ALERT como estandarte de quem nunca foi, não é, e nunca será mais uma “malta-dos-jipes que tudo estraga e nada respeita”.

Pelo exposto, apresentamos o projecto supra à apreciação da actual constituição estatutária, crentes de que este não será mais do que um veículo de demonstração e aplicação da correcção, solidariedade e vontade de auxílio que claramente graça neste Clube de todos nós.

Os Sócios.
Henrique Ferreira (sócio n.º1405)
Lina Relvas (sócia nº 472)

************************************************************************************************

E foi assim que o LandMania realizou coisas como o Projecto Limpar Portugal, a 20 de Março de 2010, a maior acção ambiental alguma vez realizada em Portugal.

Este e todos os outros Projectos Humanitários do clube podem ser consultados no fórum.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s