E-Newsletter LandMania – Formação SBV

Estimados Consócios,

Numa época em que o isolamento social se impõe, já não se pode considerar que andar fora de estrada seja um mero capricho próprio dos LandManíacos, mas sim uma forma de comungarmos em família ou com amigos, na natureza, ao mesmo tempo que nos protegemos.

Mas, como tudo na vida, há riscos envolvidos.

Se um familiar ou amigo se sente mal ou tem um acidente com paragem cardiorrespiratória numa zona sem rede de telemóvel ou internet?

Como podemos fazer? 

Mesmo que estejamos numa zona com rede, quanto tempo demoram os meios de socorro a chegar ao local onde estamos?

Quem garante a estabilidade dos seus sinais vitais?

Porque a segurança e o bem-estar dos nossos importa…

Porque nos nossos eventos não estamos livres de nos depararmos com uma situação de emergência para a qual devemos de estar, todos, minimamente preparados e habilitados para dar uma primeira resposta na emergência até à chegada de socorro específico, não só nos nossos eventos como também na estrada, em nossa casa, na escola ou no emprego.

A responsabilidade social, enquanto elementos de um grupo dinâmico, polivalente e proactivo como o LCP a isso nos obriga.

Assim, estabelecemos uma parceria com as empresas INsegura e SafetyMar no sentido de nos disponibilizarem, nesta primeira fase, formação em emergência pré hospitalar, nomeadamente o curso SBV-DAE (Suporte Básico de Vida com Desfribilhação Automática Externa) certificado pelo INEM e válido pelo período de 5 anos que será ministrado através da SafetyMar nas instalações da INsegura, localizada na Batalha, Leiria.

O objetivo primordial será que, em cada núcleo do LCP exista pelo menos um elemento com formação em Suporte Básico de Vida com a componente específica de Desfribrilhação Automática Externa (SBV-DAE), com reconhecimento pelo INEM enquanto operacional DAE.

Estes cursos, certificados e supervisionados pelo INEM, com duração de 7 horas, possuem um rigoroso controlo, desde o cumprimento de horários, conteúdos programáticos e uma rigorosa avaliação continua, e estão limitados a somente 6 formandos por sala.

O Projecto ALERT conseguiu que a SafetyMar e a INsegura oferecessem ao LandMania Clube de Portugal, 12 vagas nestes cursos para que em cada Núcleo do LandMania Clube de Portugal haja, pelo menos, 1 elemento preparado para uma assistência desta natureza.

Pequena nota introdutória:

A morte súbita cardíaca é causada por uma arritmia cardíaca chamada fibrilhação ventricular, que impede o coração de bombear o sangue. O único tratamento eficaz para a fibrilhação é a desfibrilhação eléctrica que consiste na administração de choques elétricos ao coração parado, possibilitando que o ritmo cardíaco volte ao normal. Nestes casos, a probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor for o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação.

A experiência internacional demonstra que em ambiente extra-hospitalar, a utilização de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

No entanto, só a existência de uma Cadeia de Sobrevivência eficiente permite tornar a Desfibrilhação Automática Externa (DAE) um meio eficaz para a melhoria da sobrevida após paragem cardiorrespiratória (PCR) de origem cardíaca.

Por “Cadeia de Sobrevivência” entende-se o conjunto de acções sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes e que consiste em 4 elos fundamentais:

1. Acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica – 112

2. Início precoce de Suporte Básico de Vida (SBV)

3. Desfibrilhação precoce

4. Suporte Avançado de Vida (SAV) precoce

Os primeiros 2 cursos ocorrerão nos dias 7 e 21 de Novembro.

O LandMania Clube de Portugal e o Projecto ALERT orgulham-se de apresentar esta parceria com a SafetyMar e a INsegura, com um preço exclusivo para sócios inscritos no Clube de apenas €70,00.

Ainda não és sócio do Clube? De que estás à espera?

Vê como te podes inscrever como sócio neste link https://landmaniacp.wordpress.com/socios/  e anda daí!

Esperamos por ti, despedindo-nos com as habituais

Saudações Land Rover do

LandMania Clube de Portugal

Sobre LandMania Clube de Portugal

Clube Monomarca Land Rover
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s