Certifica o teu Land Rover no Ibérico

acp

A Certificação de Viatura de Interesse Histórico é um processo que atesta a qualidade do automóvel clássico.

ACP Clássicos é uma entidade reconhecida oficialmente na  Certificação de Viaturas de Interesse Histórico. As certificações emitidas pelo ACP Clássicos têm por base o Despacho nº 10 298/2001 (2ª série).

O certificado atesta a qualidade como viatura histórica e permite o reconhecimento da mesma como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Clássicos certificados pelo ACP estão isentos de inspeção anual

O decreto-lei 144/2017 que regula o regime de inspeções técnicas de veículos a motor, publicado em finais de novembro em Diário da República, estipula que desde 1 de janeiro de 2018, os veículos com mais de 30 anos passam a estar isentos da IPO, desde que  certificados como de Interesse Histórico.

Até agora, a inspeção obrigatória era anual para todos os veículos posteriores a 1960.

O ACP, entidade de utilidade pública, certifica em todo o país viaturas de interesse histórico.

São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objeto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Marcações no EILR 2018

ACP Clássicos, através de um Protocolo com o LandMania, vai efectuar certificações durante o EILR 2018, em Santa Maria da Feira, no Sábado, 1/9, das 10h00 às 20:00.

Ao abrigo desse protocolo, não há obrigatoriedade de ser sócio do ACP para se poder certificar o Land Rover.

Para agendar a tua certificação, contacta o LandMania através do e-mail info@landmania.pt, indicando:

  • Hora pretendida
  • Modelo
  • Ano
  • Matrícula
  • E-mail
  • Telefone directo

Custos e Validade

A certificação tem o custo unitário de 50 € e validade de acordo com a seguinte tabela:

Land Rover anterior a 1959, inclusive: 6 anos

Land Rover posterior a 1960 e com mais de 30 anos: 4 anos

Tais periodos sem necessidade de Inspecção Periódica Obrigatória permitem uma poupança importante. O mesmo é válido em termos de seguros.

Pontos a verificar nas certificações

  • Carroçaria
    Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, cromados, borrachas e vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme.
  • Capota
    Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais, sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração.
  • Estofos
    Os estofos e interiores forrados deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e com materiais de acordo com o modelo.
  • Instrumentos
    Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior).
  • Limpa vidros
    Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro.
  • Iluminação
    Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danifiquem a estrutura do veículo.
  • Chassis
    O chassis deverá apresentar-se limpo e bem conservado.
  • Suspensão
    O sistema de suspensão deverá funcionar corretamente e ser original.
  • Rodados
    Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam da época (exemplo: jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respetivos tampões, quando for o caso. Os pneus deverão estar de acordo com a medida dos documentos e ser iguais entre si, em termos de medida e marca.
  • Direção
    O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas.
  • Travões
    Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência.
  • Motor
    O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas.
  • Sistema de combustível
    O sistema de combustível deverá ser o original.
  • Transmissão
    A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada.
  • Sistema elétrico
    O sistema elétrico deverá ser o original.
  • Diversos
    Todos os extras inseridos na viatura, como rádios, faróis suplementares, antenas e outros deverão ser de época.

Aproveita para certificar o teu Land Rover.

Até breve no EILR 2018,

LandMania Clube de Portugal

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Sobre LandMania Clube de Portugal

Clube Monomarca Land Rover
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